Goiás - Distrito Federal - Tocantins
 
 
  

Fundação Rotária

Contribuições a Fundação Rotária

As contribuições à Fundação Rotária podem ser feitas a três fundos:

1-Fundo Anual, a principal fonte de financiamento dos subsídios e atividades da Fundação. As contribuições são utilizadas aproximadamente três anos após seu recebimento.

2-Fundo de Dotação, um fundo que utiliza apenas os rendimentos para financiar os subsídios e atividades da Fundação. O propósito deste fundo é garantir um nível mínimo de subsídios e atividades e possibilitar a criação de novos programas ou a ampliação dos já existentes. O RI incentiva os rotarianos a apoiar o Fundo de Dotação para demonstrar o compromisso com uma organização que, cada vez mais, se firma como líder mundial no setor da prestação de serviços humanitários.

3-Fundo Pólio Plus, de onde provêm os subsídios concedidos em apoio ao programa Pólio Plus, cujo propósito é a erradicação global da poliomielite.

Acesse www.rotary.org.br é faça a sua contribuição à Fundação Rotária.

 

Subsídios do Rotary

O Conselho Diretor do RI e Conselho de Curadores da Fundação Rotária aprovaram os seguintes subsídios como meios tangíveis e eficazes de alcanças os objetivos da Fundação: Subsídios Distritais; Subsídios Globais e Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de resolução de conflitos (Centros Rotary pela Paz).

Subsídios Distritais

Os Subsídios Distritais financiam atividades menores e mais curtas que atendem a necessidades da sua comunidade e da comunidade mundial. Cada distrito escolhe quais atividades custeará com esses subsídios.

O que eles apoiam.

Os Subsídios Distritais podem financiar uma variedade de projetos e atividades:Projetos humanitários, incluindo iniciativas de recuperação de desastres e viagens a serviço; Bolsas para qualquer nível, duração, localidade ou área de estudo; e, Equipes de Formação Profissional, isto é, grupos de profissionais que viajam para o exterior para ensinar os profissionais locais sobre um determinado campo ou para aprenderem mais sobre suas próprias áreas

Como usá-los

Você tem muita liberdade para personalizar seus projetos. Não há muitas restrições, desde que seu Subsídio Distrital apóie a missão da Fundação Rotária. Os distritos devem ser qualificados antes de poderem administrar os Subsídios Distritais.

Como são custeados

Os distritos podem utilizar até 50% do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) para receberem um Subsídio Distrital anualmente. Essa porcentagem é calculada com base na quantia do Fundo gerada a partir de uma doação ao Fundo Anual do distrito três anos antes, incluindo os ganhos do Fundo Permanente. O distrito não precisa solicitar a quantia total disponível. O distrito receberá esse financiamento como uma importância total e então distribuirá aos seus clubes.

Como os clubes solicitam fundos

Os clubes trabalham diretamente com seu distrito para obter recursos financeiros. O governador do distrito ou o presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária deve saber dizer a você quando enviar uma solicitação e se você precisará atender a requisitos distritais adicionais, como preencher relatórios ou participar de treinamentos.

 

Subsídios Globais

Os Subsídios Globais apoiam atividades internacionais maiores que tenham resultados sustentáveis e mensuráveis nas áreas de enfoque do Rotary. Os patrocinadores de subsídios formam parcerias internacionais que atendem a necessidades reais da comunidade.

Áreas de Enfoque do Rotary: Paz e prevenção/resolução de conflitos; Prevenção e tratamento de doenças; Recursos hídricos e saneamento, Saúde materno-infantil; Educação básica e alfabetização; e, Desenvolvimento econômico e comunitário.

O que eles apoiam

Os Subsídios Globais podem financiar as seguintes atividades: Projetos humanitários; Bolsas para estudos acadêmicos em nível de graduação; e Equipes de Formação Profissional, ou seja, grupos de profissionais que viajam para o exterior para ensinar profissionais locais sobre um determinado campo ou para aprenderem mais sobre suas próprias áreas

Como usá-los

Um recurso importante dos Subsídios Globais é a parceria entre o distrito ou clube onde o projeto é realizado e um distrito ou clube de outro país. Os dois parceiros devem ser qualificados antes de poderem enviar um pedido.

Para ser bem-sucedida, sua proposta de projeto deve:Ser sustentável e incluir planos para um sucesso a longo prazo após os fundos dos Subsídios Globais terem sido usados; Incluir metas mensuráveis demonstradas por relatórios de progresso; Estar alinhada com uma de nossas áreas de enfoque; Atender a necessidades reais da comunidade; Envolver ativamente os rotarianos e os membros da comunidade; e, Atender aos requisitos de qualificação nos termos e condições dos subsídios.

Os pedidos são aceitos durante o ano todo e analisados conforme são recebidos.

Como são custeados

O orçamento mínimo para um projeto de Subsídio Global é de 30 mil dólares. O Fundo Mundial da Fundação Rotária fornece no mínimo 15 mil dólares. Os clubes e distritos contribuem com o Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) e/ou com contribuições em dinheiro que o Fundo Mundial iguala. O FDUC é equiparado em 100% e as contribuições em dinheiro, em 50%.

 

Centros Rotary de Estudos Internacionais na Área de Paz e Resolução de Conflitos

O programa Centros de Rotary pela Paz é uma grande prioridade educacional e pró-paz da Fundação Rotária, a qual estabeleceu os Centros Rotary em parceria com universidades de renome em todo o mundo. A Fundação patrocina Bolsas Rotary pela Paz para programas de mestrado de um a dois anos, ou programas de certificação de três meses na área de estudos internacionais, paz e resolução de conflitos. (Cód. Norm. Fund. Rotária 13.010.1)

 

Mais Informação acesse: www.rotary.org

 

Todo depósito efetuado na conta da Fundação Rotária deve:
   - Identificar o Rotary Club através do qual a doação está sendo feita;

   - Informar o Fundo para o qual a doação está sendo feita (Ex: Fundo Anual, Pólio, etc.).


Veja aqui os
procedimentos que devem ser feitos para realizar as contribuições a Fundação.

 

 

 

 Todo o material informativo sobre a Fundação Rotária pode ser obtido no site do RI-Brazil Office.

 


Subsídios Equivalentes

Subsídios do Fundo Mundial da Fundação Rotária: Pedidos de Subsídios Equivalentes que não precisarem de equiparação por parte da Fundação podem ser submetidos entre 1° de julho do ano corrente a 31 de março do ano posterior. Para usar esta opção, pelo menos metade do valor do Subsídio Equivalente deve ser proveniente do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) e o valor mínimo total de patrocínio do projeto deve ser US$10.000.
Note também que se a verba para equiparação for solicitada da Fundação Rotária, seu valor mínimo deve ser US$ 5.000. O financiamento de um pedido de
Subsídio Equivalente pode ser atualizado a qualquer momento antes da aprovação contanto que não precise de equiparação do Fundo Mundial. Patrocinadores de pedidos pendentes serão informados desta opção assim que o orçamento de Subsídios Equivalentes estiver esgotado. Notícias sobre o orçamento serão postadas no site do Rotary.

Clubes e distritos são incentivados a submeter pedidos no início do novo ano rotário se pretenderem obter equiparação do Fundo Mundial. Se o projeto ainda estiver em fase de planejamento nessa ocasião, recomendamos que o pedido não inclua solicitação de equiparação do Fundo Mundial e o financiamento seja feito com uma combinação de recursos do FDUC e dinheiro, conforme explicado acima.

 

Intercâmbio de Projetos de Serviços à Comunidade Mundial

É um banco de dados através do qual Rotary Clubs que gostariam de receber ajuda de outros clubes podem divulgar seus projetos. Embora o apoio não seja garantido, este é um recurso extremamente útil. A versão em inglês é atualizada mensalmente. A lista inclui breve descrição de cada projeto e o nome e telefone de seu coordenador, para que doadores potenciais possam requisitar informações mais detalhadas. Os rotarianos interessados em ajudar podem selecionar um entre cerca de 450 projetos em mais de 40 países. 

O banco de dados também relaciona itens solicitados pelos clubes. Dessa maneira, se rotarianos disporem de materiais úteis para um projeto, como por exemplo, livros escolares, máquinas de Raios X ou extintores de incêndio, podem contatar os funcionários da sede mundial do RI, os quais irão identificar projetos que necessitem desses materiais. Para registrar seu projeto na base de busca de parceiros internacionais, basta preencher o formulário de dados de projeto.  Será necessária a coleta de todas as assinaturas antes da remessa do formulário ao Rotary International Brazil Office, que o remeterá para a Sede Mundial de RI, a fim de que seja processado. 

O tempo médio de processamento do formulário de projeto é de cerca de 45 dias, sendo que, após o devido processamento, a Sede Mundial de RI remete ao contato do projeto a informação de que o mesmo já está disponível para consulta no website do Rotary International, bem como o respectivo número de identificação do projeto. 

Lembramos que o formulário de dados do projeto não deve ser utilizado para solicitar Subsídios Equivalentes. Além disso, a inclusão de um projeto na lista “Intercâmbio de Projetos de Serviços à Comunidade Mundial” não resulta em solicitação ou obtenção de verbas da Fundação Rotária.

Saiba mais: http://www.rotaryint.com.br/info_trf.php?secao=trf1

 

LOGIN

Faça o login e tenha acesso ao conteúdo exclusivo.

E-mail:
Senha:
Esqueci minha Senha
Todos os direitos reservados por Rotary 2011.